sábado, 9 de novembro de 2013

Terremoto de 5,5 graus sacode leste do Japão, inclusive Tóquio

Um violento terremoto de 5,5 graus na escala Richter sacudiu na manhã deste domingo (hora local, noite de sábado no Brasil), inclusive a capital, Tóquio, anunciou a agência nacional de meteorologia.
O epicentro do terremoto, que ocorreu às 07h38 locais (19h38 de sábado, hora de Brasília), foi localizado na prefeitura de Ibaraki, ao norte de Tóquio, a 70 km de profundidade.
"Não há riscos de tsunami", informou a agência.
Nenhuma anomalia foi registrada na usina acidentada de Fukushima, onde também foi sentido o tremor, nem em outras instalações nucleares da região, onde não há atividade desde março de 2011, segundo seus operadores.
O tremor durou 30 segundos e os moradores da capital puderam senti-lo, segundo jornalistas da AFP.
"Isto se moveu durante 30 segundos, mas os objetos não caíram", disse uma pessoa que estava perto do epicentro, citada pela televisão.
O serviço de trens de alta velocidade Shinkansen foi interrompido durante alguns minutos para revisar as vias, mas o tráfego recuperou a normalidade rapidamente.
Alguns trens circulavam lentamente em outras linhas, mas nenhum trecho foi suspenso, segundo a companhia JR East.
No aeroporto Tóquio-Narita também se sentiram as sacudidas mas não perturbaram as operações.
"Pode haver réplicas, fiquem atentos", informou a agência de meteorologia.
O Japão continua traumatizado pelo terremoto de magnitude 9 registrado em frente à sua costa nordeste de 11 de março de 2011, e que provocou uma onda gigantesca de 10 metros, que em alguns pontos chegou a 20, matando mais de 18.000 pessoas.
O tsunami provocou a catástrofe de Fukushima, um complexo nuclear cuja situação continua bastante vulnerável.
O Japão fica na confluência de quatro placas tectônicas e cada ano sofre mais de 20% dos sismos mais fortes registrados na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário