sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Tá sem dinheiro? Veja como decorar sem gastar muito!

(Foto: Reprodução Curbly)
O ano vai chegando ao fim e, muitas vezes, junto com ele a nossa paciência com a mesmice da casa! Essa é aquela hora quando olhamos para trás, percebemos que não fizemos tudo o que gostaríamos de ter feito e começamos uma corrida maluca para fazer, em dois meses, o que não realizamos.
Nessa lista entram itens como emagrecer, terminar o livro, começar um curso, encontrar os amigos da escola, rever os primos, começar aquele projeto pessoal, trocar a cama de casal e a mesa de jantar (meu caso!), reformar os banheiros e dar aquela corzinha na cozinha! Mas, também como todo final de ano, o dinheiro é curto e o “tapa” na casa vai ficando como segundo plano. A academia, as confraternizações e os presentes de Natal ganham prioridade. E a casa, coitada, fica lá mais um tempo... Abandonada... Sem cor, sem vida... Sem amor...
Nada disso!! Vamos pegar a energia que o final do ano traz e deixar que ela nos envolva para transformar. É possível mudar o lugar onde vivemos, mexendo apenas nos detalhes e sem gastar muito. Segundo a arquiteta Andrea Parreira os principais cômodos para receber essa “reforma” são: sala, pois é o local que mais recebe visitas e o que geralmente mais cansa o visual; o quarto, que geralmente é menor e envolve custo mais baixo; banheiro, que permite mudanças simples, como trocar a cor do gabinete ou pintar os azulejos.
Conheça quatro passos fundamentais para esse trabalho:
Passo 1 – Mais cor, por favor!
Falamos disso em posts recentes! A cor é crucial para transformar a casa – para o bem ou para o mal. O que todos concordam é o seu poder de modificar o local. As cores escuras, como a cinza, dá um efeito interessante no ambiente e combina com tudo o que se coloca na parede e naquele cômodo. Já as cores mais fortes, pedem o resto da decoração mais neutra.
Cinza é uma cor coringa. (Foto: Reprodução Bolig Magasinet)
O verde e o laranja são opções alegres e mais neutras. (Foto: Reprodução Real Simple)
Há quem não gosta de paredes coloridas, mas gosta da possibilidade de ter mais cor na casa. Nesses casos, objetos e móveis podem resolver e dar o toque necessário para alegrar o espaço. Ambos os casos são ideias que não custam muito e você mesmo pode se arriscar na pintura. Não podemos esquecer ainda do papel de parede, que resolve a vida de quem não quer pensar em sujeira com pintura.
O colorido no aparador e também na roupa de cama. (Foto: Reprodução Better Home)A cômoda ganha o toque moderno com a pintura. (Foto: Reprodução Poppy Talk)
Passo 2 – Cuide dos detalhes
Há ainda quem quer mudar, mas sem grandes transformações – seja pela grana curta, seja pelo medo de ousar. Para essas pessoas o toque especial nos detalhes é o ideal. De acordo com a arquiteta Andrea Parreira trocar as almofadas, os acessórios como vasos, porta-retratos, flores, cortinas e tapetes já imprimem um ótima mudança no ambiente.
Dá até para economizar na costureira para trocar a capa das almofadas. (Foto: Reprodução Buzz Feed)
Outro ângulo do resultado da capa da almofada. (Foto: Reprodução She Knows)
Na busca pelos tecidos, opte por suede, chenille, algodão, voal ou tecido sintético, que são opções mais baratas. A arquiteta completa, “nude, verde esmeralda, amarelo, verde jade, laranja nectarina, vermelho rosado, violeta, azul céu e azul Mônaco são as cores da estação”.
Detalhes fazendo diferença. (Foto: Reprodução Map Soul)
Outra dica da arquiteta é trocar objetos de lugar. “Mudar o layout dos móveis, posicionando-os de outra forma ou levando algo da sala para o quarto e vice-versa, são bons exemplos de decoração sem custo”, explica a profissional.
Ter novas cúpulas das luminárias também é alternativa. Você pode usar alguma que você já tenha em casa, apenas decorando-as ou comprar apenas a base em lojas de itens para casa. De acordo com essa base buscar cúpulas que atendem a sua necessidade. Incluir fotos nas paredes ou espelhos são outros detalhes que dão um ar sofisticado ao local.
Molduras com fotos ou espelhos nas paredes. (Foto: Reprodução Real Simple)
Passo 3 – Reaproveite
post do começo da semana falou sobre reaproveitar materiais antes de jogá-los fora, o que de fato é uma ótima saída. Não acaba aí, há ainda a possibilidade de reaproveitar os móveis em outros locais da casa.
Da sala para o quarto como criado-mudo. (Foto: Reprodução Harbour Breeze)
Os livros foram transformados em banco. (Foto: Reprodução Buzz Feed)
Aqui as escadas viraram estantes. (Foto: Reprodução Buzz Feed)
Decoração fácil e barata usando paletes de madeira. (Foto: Reprodução Buzz Feed)
Cama com paletes. (Foto: Reprodução Ginger Lemon)
Um dos meus favoritos, muita cor em um objeto fácil como o palete. (Foto: Reprodução Akamaihd)
Passo 4 – Tudo mais verde
Para finalizar, a dica é incluir mais plantas e flores na casa. A natureza e seu verde fazem milagres em uma casa. Não deixe de incluir vasos, mesmo que seja pequenos na casa. Os jardins de inverno são lindos, mas exigem uma infraestrutura mais robusta e, por isso, cara. De todo modo, há como colocar mais verde nos detalhes da casa.
(Foto: Reprodução 4BP)
(Foto: Reprodução Lush Home

Nenhum comentário:

Postar um comentário