sábado, 16 de novembro de 2013

Drogas, sexo ao ar livre e morte: O outro lado do "Caldas Country"

Desde 2006, a cidade de Caldas Novas (GO) recebe um dos maiores festivais de música do Brasil, oCaldas Country Show. Nesses 8 anos de sucesso, o festival conquistou fãs de todos os estados brasileiros e tornou-se o maior festival de música sertaneja do mundo. Mas o evento que reúne grandes nomes da música sertaneja também é palco de muitas polêmicas. A edição de 2012 foi marcada por violência, consumo de drogas, vandalismo, mortes e sexo nas ruas. O Yahoo conversou com quem foi ao evento no ano passado e conta a seguir, tudo que rolou além dos grandes shows.
Foto: Think Stock
1. DROGAS

Além do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o uso de drogas também costuma rolar solto no Caldas Country. Segundo a promotora de vendas Kelly Silva (23), o uso de maconha, ecstasy, e lança-perfume é desenfreado. "As pessoas usam ao ar livre, inclusive na frente dos policiais", conta. A estudante de medicina Patrícia Moreira (21) também comentou sobre esse consumo abusivo. "Drogas, bebida e água pareciam ser a mesma coisa", afirmou. Já a assistente financeiro Sandra Soares (31) apontou que além do alto uso de entorpecentes, lhe chamou atenção o consumo, em excesso de bebidas alcoólicas por menores de idade.
Foto: Think Stock
2. VANDALISMO

Ao tomar conhecimento de algumas cenas de depredação e vandalismo ocorridas no ano passado, o Ministério Público de Goiás tentou, sem sucesso, impedir a realização do festival sertanejo em 2013. As imagens ganharam proporção após serem divulgadas nas redes sociais. Algumas mostram pessoas dançando em cima de carros. Numa delas, um grupo dança em cima da cabine da Polícia Comunitária. Porém o vídeo mais "assustador" é o que mostra um grupo de pessoas colocando fogo em um veículo. Ao final, um homem dança sobre o carro em chamas, sem que ninguém interfira na situação.
Foto: Think Stock
3. FALTA DE ESTRUTURA E SEGURANÇA

Famosa por suas fontes de águas termais, Caldas Novas tem pouco mais de 70 mil habitantes, mas em feriados como o da Proclamação (quando acontece o Caldas Country) chega a receber quase 200 mil turistas. Nas ruas, a frota de 45 mil veículos praticamente dobra e o trânsito para.
"A cidade literalmente para. Os carros vão estacionando, quando não dá mais eles param no meio da rua e vão fazendo fila, e é cada um com o som mais alto do que o outro, cada carro com umas dez pessoas dentro, outras pulando em cima, uma coisa louca. E parece que táxi é algo inexistente na cidade", relatou a estudante Patrícia Moreira.
A assistente financeiro Sandra Soares que comparece ao evento desde sua primeira edição acredita que a falta de policiamento foi o maior problema do último "Caldas". "Cada ano que passa, mais gente vem para conhecer o evento, e a cidade não está preparada para receber este fluxo tão grande de visitantes. Aí os policiais dão preferência para atender aquilo que sob o ponto de vista deles é mais grave e os pequenos delitos ficam em segundo plano. O evento está como está, devido à falta de policiamento", opinou.
O número de ocorrências do ano passado surpreendeu até mesmo as autoridades de segurança. Segundo a Polícia Civil, foram registradas mais de 100 ocorrências em apenas um dia. O número é dez vezes maior que em um fim de semana comum. Para a edição de 2013, o policiamento será reforçado. Ao todo, serão 1200 homens para garantir que o evento seja mais tranquilo e seguro que no ano anterior.
Foto: Think Stock
4. SEXO AO AR LIVRE

Outras imagens postadas nas redes sociais que ganharam repercussão e chocaram o país foram as de casais fazendo sexo nas ruas. Foram divulgados flagrantes de casais que não tiveram pudor em ficar nus e fizeram sexo em vários locais públicos da cidade, inclusive na praça principal, mesmo lotada. Pelo menos três fotos com personagens diferentes circulam na internet. De acordo com a Polícia Civil, não chegou à delegacia nenhuma denúncia do tipo.
Foto: Think Stock
5. MORTES

Foram duas mortes e vários feridos no decorrer da edição de 2012 do evento. Uma das vítimas, a jovem Marcela Souza de Lima Oliveira (22) foi alvejada na cabeça por bala perdida. Marcela estava na cidade comemorando aniversário do primeiro ano de casamento com o esposo, Carlos Roberto Soares.
"Quando cheguei ao hotel, tinha um funcionário lavando a portaria. Achei normal, tava com mau cheiro e lavar era uma boa para amenizar. O problema era que estava escorrendo uma água avermelhada, no mínimo estranho. Vim saber depois que ele estava lavando porque tinha ocorrido um assassinato poucos minutos antes de eu chegar lá. Assustador", contou a estudante de medicina Patrícia Moreira. A mineira contou que após presenciar cenas como essa decidiu que aquele seria seu primeiro e último "Caldas Country". "Quando fui embora tinha um outdoor na saída da cidade com os dizeres: "Parabéns. Vocês sobreviveram ao maior festival de música sertaneja do Brasil." Diante de tudo que aconteceu, eu posso dizer que sobreviver não foi fácil", finalizou Patrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário